Em 21 de setembro de 1939 o então prefeito Isaac Povoas instalou o atual Horto Florestal de Cuiabá na margem esquerda do rio Coxipó Em 4 de fevereiro de 1953, através da iniciativa do então prefeito Manoel José de Arruda, o município de Cuiabá assumiu a exclusiva responsabilidade administrativa da unidade de conservação, antes era uma parceria com o Ministério da Agricultura.
O nome do Horto Florestal Municipal é uma homenagem a Tote Garcia, morador antigo da região do Coxipó. Foi um dos primeiros compositores de rasqueado cuiabano que, na primeira metade do século, compunha ao som do violino, músicas de nossas raízes culturais, ao longo do rio Coxipó, nas imediações de onde se localiza hoje. Nasceu em 18 de maio de 1907 e faleceu em 14 de março de 1987.
Localizado às margens do Rio Coxipó, no bairro de mesmo nome, o Horto Florestal faz parte da história de Cuiabá.
Com a sua criação, em 1951, o Horto passou a ser administrado através de um convênio entre o Ministério da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com o objetivo de produzir mudas e sementes, destinadas aos agricultores das regiões próximas e para a arborização urbana, encerrando-se na década de 60 o referido convênio. Nessa época, durante cerca de vinte anos, parte da área do Horto foi cultivada, permanecendo ainda uma área de cerrado.
A área do Horto correspondia inicialmente a
Atualmente, entre as atividades desenvolvidas nos projetos de Educação Ambiental, destaca-se: a realização de oficinas e mini-cursos sobre a reciclagem de papel montagem de vasos com plantas ornamentais construção de terrários herborização/secagem de plantas jardinagem reaproveitamento de jornais noções gerais de botânica, em apoio ao trabalho das escolas além de mini-cursos sobre monitoramento de trilhas, para formação de guias de turismo e palestras em eventos comemorativos na área de meio ambiente, com a participação de universidades, órgãos públicos, grupos de escoteiros, escolas e comunidades. Algumas escolas desenvolveram atividades utilizando-se do Horto como área de estudo da educação ambiental, visando a interação da sociedade com o meio.
O atendimento às escolas é feito através de solicitação aos responsáveis da área de educação ambiental e preenchimento de uma ficha de cadastro. Somente no ano de 2009 foram atendidas 38 mil pessoas, sendo 17 mil alunos de escolas particulares, e 21 mil alunos de escolas públicas, além dos 12 mil visitantes.
Unidade de conservação, localizado às margens do rio Coxipó, por onde chegaram os primeiros bandeirantes que fundaram o “Arrayal do Cuyabá”, conta com uma área de aproximadamente
Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade
Empresas MT - Portal de Busca de Empresas e Serviços de Mato Grosso | 2019 - Todos os direitos reservados.